Estudamos as orações coordenadas e subordinadas quando nos referimos ao período composto.
Vale a pena lembrar que período simples é aquele em que há apenas um verbo ou uma oração e período composto é aquele em que há mais de um verbo e mais de uma oração.
Quando nos referimos ao período composto percebemos que ele pode ser formado por coordenação, ou seja, quando as orações são coordenadas e independentes entre si ou pode ser composto por subordinação, quando uma oração está subordinada à outra que é a principal.
Vamos entender melhor:
As orações coordenadas são independentes sintaticamente, mas estabelecem uma relação de sentido.
Exemplo:
Eu sou veterinária, ela é cantora.
As duas orações estão completas, pois apresentam todos os termos: sujeito e predicado.
As orações subordinadas são dependentes sintaticamente. Dessa forma, existe uma oração principal e outra que é subordinada a ela. A oração subordinada atua como elemento da oração principal, podendo exercer a função de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo, aposto, agente da passiva, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
Exemplo:
Quando chego ao trabalho, ele sai.
A oração “quando chego ao trabalho” é uma oração subordinada que exerce a função de adjunto adverbial de tempo da oração “Ele sai”.
Vamos analisar outros exemplos:
Márcia comprou um bolo mas não comeu.
São orações coordenadas pois são independentes sintaticamente entre si. As orações estabelecem uma relação de sentido.
Márcia contou que comprou um bolo.
A segunda oração exerce a função de objeto direto do verbo da primeira oração, que é a principal, dessa forma, uma é subordinada à outra.
Gostou do artigo? Então leia também A estrutura do texto .