Questões sobre Pontuação

QUESTOES SOBRE A PONTUACAO - Questões sobre Pontuação

Hora de testar seus conhecimentos com as questões  sobre  pontuação.

1. IBGE

Assinale a opção que apresenta erro de pontuação: 

a) Sem reforma, social, as desigualdades entre as cidades brasileiras, crescerão sempre…

b) No Brasil, a diferença social é motivo de constante preocupação.

c) O candidato que chegou atrasado fez um ótimo teste no IBGE.

d) Tenho esperanças, pois a situação econômica não demora a mudar.

e) Ainda não houve tempo, mas, em breve, as providências serão tomadas. 

 

2. ABC-SP

Assinale a alternativa cuja frase está corretamente pontuada: 

a) O sol que é uma estrela, é o centro do nosso sistema planetário.

b) Ele, modestamente se retirou.

c) Você pretende cursar Medicina; ela, Odontologia.

d) Confessou-lhe tudo; ciúme, ódio, inveja.

e) Estas cidades se constituem, na maior parte de imigrantes alemães. 

 

 

3. BB

“Os textos são bons e entre outras coisas demonstram que há criatividade”. Cabem no máximo:

a) 3 vírgulas 

b) 4 vírgulas 

c) 2 vírgulas

d) 1 vírgula

e) 5 vírgulas 

 

4. CESGRANRIO

Assinale o texto de pontuação correta:

a) Não sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha avó.

b) Eu tinha, o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos, muxoxos, palavrões.

c) A estes, porém, o mais que pode acontecer é que se riam deles os outros, sem que este riso os impeça de conservar as suas roupas e o seu calçado.

d) Na civilização e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dócil muito leve, como os pedaços da carta de ABC, triturados soltos no ar.

e) Conduziram-me à rua da Conceição, mas só mais tarde notei, que me achava lá, numa sala pequena. 

 

5. PUC-RS

A alternativa com pontuação correta é: 

a) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.

b) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir: nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.

c) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir! Nossa capacidade de retenção é variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.

d) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir; nossa capacidade de retenção, é variável e – muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.

e) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável – e muitas vezes inconscientemente – deturpamos, o que ouvimos.

 

6. IBGE

Assinale a seqüência correta dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo. Não havendo sinal, O indicará essa inexistência: 

Na época da colonização ….. os negros e os indígenas escravizados pelos brancos ….. reagiram ….. indiscutivelmente ….. de forma diferente. 

a) O – O – vírgula – vírgula 

b) O – dois pontos – O – vírgula

c) O – dois pontos – vírgula – vírgula 

d) vírgula – vírgula – O – O

e) vírgula – O – vírgula – vírgula

 

7. CESGRANRIO

Assinale o texto de pontuação correta:

a) Não sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha avó.

b) Eu tinha, o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos, muxoxos, palavrões.

c) Estes, porém, o mais que pode acontecer é que se riam deles os outros, sem que este riso os impeça de conservar as suas roupas e o seu calçado.

d) Na civilização e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dócil muito leve, como os pedaços da carta de ABC, triturados soltos no ar.

e) Conduziram-me à rua da Conceição, mas só mais tarde notei, que me achava lá, numa sala pequena.

 

8. TTN

Marque o texto onde ocorre erro de pontuação: 

a) Os estabelecimentos fundados por portugueses, lá pelos anos de 1618, começavam no Pará, quase sob o Equador, e terminavam em Cananéia, além do trópico.

b) Entre uma e outra capitania havia longos espaços desertos, de dezenas de léguas de extensão. A população de língua européia, cabia folgadamente em cinco algarismos.

c) A camada ínfima da população era formada por escravos, filhos da terra, africanos ou seus descendentes.

d) Os filhos da terra eram menos numerosos pela pouca densidade originária da população indígena, pelos grandes êxodos que os afastaram da costa, pelas constantes epidemias que os dizimaram, pelos embaraços, nem sempre inúteis, opostos ao seu escravizamento.

e) Acima desta população, sem terra e sem liberdade, seguiam-se os portugueses de nascimento ou origem, sem terra, porém livres: feitores, mestres-de-açúcar, oficiais mecânicos, vivendo dos seus salários ou do feitio de obras encomendadas. (Capistrano de Abreu, com adaptações)

 

9. UFRRJ

No período,“A fé, que é a mola do crente, sustenta e impulsiona a máquina do mundo”, a oração “que é a mola do crente” está entre vírgulas, porque:

a) Equivale a um aposto;

b) Está em ordem indireta;

c) O autor quis destacar o conceito de crença;

d) É uma oração adverbial;

e) É uma oração substantiva completiva.

 

10. ESPCEX

Justifica-se o emprego da vírgula assinalada na seguinte passagem:

a) “Já lá vão muitas páginas, falei das simetrias (…)”

b) “(…) falei das simetrias, que há na vida.”

c) “Há duas diferenças. A primeira, é que nela o mal é puro e confessado reumatismo.”

d) “(…) nela o mal é puro, e confessado reumatismo.”

 

11. FCC – 2018

O carnaval do Recife deve ao Galo da Madrugada sua repercussão nacional. O bloco foi crescendo ano a ano e virou o espetáculo grandioso que é. Tem futuro promissor. Mas precisa ser encarado como um negócio a ser tocado cada vez mais profissionalmente. 

O potencial do carnaval do Recife para crescer como um “negócio” poderá ser estimulado a beneficiar mais a cidade, gerando incremento de emprego, trabalho e renda nos hotéis, restaurantes, lanchonetes, oficinas de madeira e ferro, shoppings, meios de hospedagem em residências, segurança… entre outros segmentos ligados à cadeia produtiva do evento.

Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais o potencial do Recife Antigo e o de Olinda. Uma cidade que dispõe, a seu lado, de uma festa tão singular, alegre e irreverente como a da vizinha cidade já é por si só um produto comercializável e lucrativo. Nossa proposta pontual é fundir os dois carnavais e transformá-los na marca “Carnaval Recife-Olinda”. Isto vai “pegar” e potencializará uma maior atratividade nacional para a festa pernambucana. Que estado no Brasil dispõe de um conjunto de atrativos em uma única festa como o “Galo” estrondoso, o frevo, os blocos antigos, maracatus, bonecos gigantes, caboclinhos, tambores silenciosos, virgens de Olinda, escolas de samba, prévias tradicionais e até espaço poprock para os mais alternativos? 

Qual caminho a seguir? Primeiro, institucionalizar a aliança entre Olinda e Recife. Em seguida, buscar os patrocínios e parcerias com as associações de bares e restaurantes, indústrias de bebidas, empresas de cartões de crédito, redes sociais e sites estratégicos. O estímulo para se conhecer o “Carnaval Recife-Olinda” já deverá estar em anúncios publicitários nesses sites ao menos três meses antes da festa. Isso despertará o interesse do público de diferentes localidades. É este o caminho para transformar Pernambuco num destino ainda mais procurado a partir de 2019.

(Adaptado de: LIMA, Mauro Ferreira. “Carnaval do Recife, proposta para crescer”. Disponível em: www.diariodepernambuco.com.br. 17.02.2018) 

Uma análise correta do uso da pontuação está em:

a) a vírgula em Para ampliar a dimensão desse carnaval, há que se explorar ainda mais o potencial do Recife Antigo e o de Olinda separa orações com sentidos que se contradizem. (3o parágrafo).

b) as aspas em Isto vai “pegar” destacam uma palavra com emprego mais coloquial e informal do que a maioria dos vocábulos do texto. (3o parágrafo).

c) a interrogação em Qual caminho a seguir? sinaliza uma dúvida que enfraquece a argumentação do autor. (4o parágrafo).

d) as vírgulas em buscar os patrocínios e parcerias com as associações de bares e restaurantes, indústrias de bebidas, empresas de cartões de crédito, redes sociais e sites estratégicos separam palavras que fazem parte do sujeito da oração. (4o parágrafo).

e) as aspas em O estímulo para se conhecer o “Carnaval Recife-Olinda” dão destaque a uma expressão de uso corrente, amplamente conhecida e já desgastada. (4o parágrafo).

 

12. MPE – MS – 2018

Assinale a alternativa em que não há erro de pontuação:

a) O homem sempre contou histórias antes mesmo de poder escrevê-las, porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita nunca deixou de existir. Devido à visão preconceituosa da sociedade “letrada”, tanto que à época da colonização, toda a produção cultural dos povos ameríndios e, depois, a dos africanos, foram desprezadas.

b) O homem, sempre contou histórias. Antes mesmo de poder escrevê-las. Porém, o confronto entre a cultura oral e a cultura escrita, nunca deixou de existir devido à visão preconceituosa da sociedade letrada, tanto que, à época da colonização toda a produção cultural, dos povos ameríndios e depois a dos africanos, foram desprezadas.

c) Judith Buttler afirma que tornar-se um sujeito feminino ou masculino não é algo que acontece em um só golpe; antes, implica uma construção que nunca se completa efetivamente.

d) Judith Buttler afirma, que tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe. Antes implica uma construção que, nunca se completa efetivamente.

e) Judith Buttler afirma que, tornar-se um sujeito feminino ou masculino, não é algo que acontece em um só golpe, antes implica uma construção que nunca se completa, efetivamente.

 

Gabarito: 😀

1. A

2. C

3. C

4. C

5. B

6. E

7. C

8. B

9. A

10. A

11. B

12. C

Gostou do artigo? Então, leia também A pontuação

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