As conjunções atuam como elemento de ligação entre duas orações ou termos semelhantes dentro da mesma oração. Dessa forma, são estabelecidas as relações de coordenação e subordinação.
Classificação das conjunções
As conjunções são classificadas como coordenativas ou subordinativas, de acordo com a relação que estabelecem.
Conjunções coordenativas aditivas:
São aquelas que apresentam sentido de adição.
E
Eu vou para Petrópolis E minha irmã irá comigo.
Vou à praia E almoçarei no shopping.
NEM
Não vou ao cinema NEM ficarei em casa.
Não comprarei doces NEM farei um bolo.
TAMBÉM
Gosto de legumes, mas TAMBÉM de verduras.
Gosto de viajar, mas TAMBÉM de ficar em casa.
BEM COMO
Gosto de piscina, BEM COMO de praia.
Faço caminhadas, BEM COMO, corridas.
NÃO SÓ, MAS TAMBÉM
Ela NÃO SÓ dirigiu a pesquisa MAS TAMBÉM escreveu o relatório.
Pedro NÃO SÓ conseguiu a aprovação, MAS TAMBÉM ficou em primeiro lugar no concurso.
Conjunções coordenativas adversativas
São aquelas que transmitem a idéia de oposição.
MAS
Tentei chegar mais cedo, MAS não consegui.
Fui ao cinema, MAS não entrei.
PORÉM
Quero dormir, PORÉM, estou sem sono.
Deixei a porta fechada, PORÉM, a encontrei aberta.
CONTUDO
Preparei uma refeição maravilhosa, CONTUDO não almocei.
Terminei os relatórios, CONTUDO ainda tenho outras tarefas a fazer.
TODAVIA
Não fomos campeões, TODAVIA mostramos o melhor futebol.
Fomos à casa da minha tia, TODAVIA não a encontramos.
ENTRETANTO
Ganhei um presente, ENTRETANTO não gostei.
Fui ao Rio de Janeiro, ENTRETANTO não estive nas praias.
NO ENTANTO
Comprei um bolo, NO ENTANTO, não comi.
Convidei meu amigo, NO ENTANTO, ele não veio.
Conjunções coordenativas alternativas:
São aquelas que transmitem ideia de alternância.
OU
Leia o livro OU guarde na estante.
Brinque com sua boneca OU empreste para a sua irmã.
OU…OU
OU você vem conosco OU você não vai chegar a tempo.
OU termino o artigo OU deixo para depois.
ORA…ORA
ORA chove, ORA faz sol.
ORA quero sair, ORA quero ficar em casa.
JÁ…JÁ
JÁ brinca no quintal, JÁ sobe na árvore.
QUER…QUER
QUER chova, QUER faça sol, faremos um churrasco.
QUER você queira, QUER não, terminarei o meu trabalho.
SEJA…SEJA
SEJA homem, SEJA mulher, todos participarão.
SEJA criança, SEJA adulto, todos estão convidados.
Conjunções coordenativas conclusivas
São aquelas que transmitem a ideia de conclusão.
LOGO
Possui um com currículo, logo conseguirá um bom emprego.
A substância é tóxica, LOGO deve ser manuseada cautelosamente.
POIS
Lucas concluiu a sua tese, deverá, pois, receber a aprovação.
Nossa situação é delicada; devemos, POIS, agir cuidadosamente.
PORTANTO
Chove bastante, PORTANTO a colheita está garantida.
Não tenho pressa, PORTANTO posso sair com calma.
ASSIM
Eu e minha família vamos mudar de cidade, ASSIM, terei de sair do colégio.
Não tenho compromissos à tarde, ASSIM, poderei encontrá-lo.
POR ISSO
Eu já terminei de jantar, POR ISSO, vou comer a sobremesa.
Estarei de férias em janeiro, POR ISSO, posso ir para a fazenda.
POR CONSEQUÊNCIA
Trabalharei até mais tarde, POR CONSEQÜÊNCIA, terei que adiar o nosso compromisso.
Você não terminou a tarefa, POR CONSEQUÊNCIA, ficará sem assistir televisão.
POR CONSEGUINTE
Deixe seu quarto arrumado, POR CONSEGUINTE,você terá tempo para assistir TV.
Conjunções coordenativas explicativas
QUE
Venha comigo, QUE eu te dou uma carona.
Brinque no quintal, QUE o dia está lindo.
PORQUE
Não comi, PORQUE não estava com fome.
Cheguei atrasado PORQUE saí tarde de casa.
POIS
Dormi, POIS estava cansado.
Saí, POIS precisava fazer compras.
ISTO É
A exposição será aberta, isto é, contará com a participação de todos.
CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS
São aquelas que estabelecem uma relação de subordinação, ou seja, ligam orações que não apresentam sentido completo.
Conjunções subordinativas integrantes
São aquelas que introduzem orações que atuam como sujeito, objeto direto, objeto indireto e predicativo e que completam o sentido da oração principal.
QUE
Espero QUE minha encomenda chegue rápido.
Entenda QUE a culpa não é minha.
SE
Não sei SE devo voltar a nadar.
Estude SE você quiser passar.
Conjunções subordinativas adverbiais causais
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta a causa do acontecimento da oração principal:
PORQUE
Ela saiu cedo PORQUE não queria chegar atrasada.
Ligou para a prima PORQUE estava com saudade.
QUE
Não se preocupe QUE não vale a pena.
PORQUANTO
As crianças passam muito tempo assistindo desenhos porquanto não têm outras atividades.
VISTO QUE
Atendeu o telefone, VISTO QUE seu filho ligou.
Saiu da sala, VISTO QUE a reunião já havia terminado.
UMA VEZ QUE
Convide sua irmã, UMA VEZ QUE jantaremos todos juntos.
JÁ QUE
Leve seu casaco JÁ QUE está frio.
Venha jantar comigo JÁ QUE você não está trabalhando.
COMO
COMO não tive tempo, não terminei o trabalho.
COMO você está aqui, podemos conversar.
Conjunções subordinativas adverbiais consecutivas
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta a consequência do acontecimento da oração principal:
QUE
É feio QUE dói.
TANTO QUE
Estudei muito, TANTO QUE fui aprovado.
TÃO QUE
Estava TÃO cansada QUE tentou desistir.
Cheguei TÃO cedo QUE não havia ninguém.
TAL QUE
Ele falou com uma confiança TAL QUE todos acreditaram nela.
TAMANHO QUE
TAMANHO foi a decepção QUE abandonou os amigos.
TAMANHO foi o susto QUE ficou sem palavras.
DE FORMA QUE
Estudei tanto DE FORMA QUE me sentia segura.
Estou tão confiante DE FORMA QUE ninguém me fará mudar de planos.
DE MODO QUE
Estava determinada DE MODO QUE ninguém me faria desistir.
Beth estava preparada, DE MODO QUE sua aprovação era certa.
DE TAL FORMA QUE
Estava treinada DE TAL FORMA QUE a vitória seria a única opção.
O evento foi divulgado DE TAL FORMA que faria muito sucesso.
Conjunções subordinativas adverbiais finais
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta o fim ou finalidade do acontecimento da oração principal:
A FIM DE QUE
Comprei presentes A FIM DE QUE as crianças fiquem felizes.
Farei a decoração A FIM DE QUE a casa fique bonita.
PARA QUE
Organizei meus livros PARA QUE tudo ficasse limpo.
Reunirei as crianças PARA QUE todas possam brincar.
Conjunções subordinativas adverbiais temporais
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma circunstância de tempo ao acontecimento da oração principal:
QUANDO
Eu estava descansando QUANDO você chegou.
O cachorro estava brincando QUANDO começou a chover.
ENQUANTO
ENQUANTO você estava na escola, preparei uma surpresa.
ENQUANTO José não chegava, Mariana organizava a festa.
AGORA QUE
Entregue seu material, AGORA QUE você já terminou sua tarefa.
Reúna seus amigos, AGORA QUE você está de férias.
LOGO QUE
LOGO QUE eu cheguei, encontrei meu amigo.
LOGO QUE a encontrei, começamos a conversar.
DESDE QUE
DESDE QUE nos conhecemos, me tornei uma pessoa mais alegre.
DESDE QUE começamos o curso, aprendemos muito.
ASSIM QUE
ASSIM QUE cheguei, encontrei meu irmão.
ASSIM QUE você sair, feche a porta.
Conjunções subordinativas adverbiais condicionais
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma condição para a realização ou não do acontecimento da oração principal:
SE
SE você sair mais cedo, ligue para mim.
SE você puder, podemos ir a um restaurante.
CASO
CASO você mude de idéia, ligue para a sua tia.
CASO tenha dúvidas, ligue para mim.
DESDE
Iremos à praia, DESDE QUE faça sol.
Faremos um churrasco, DESDE QUE todos venham.
SALVO SE
Não haverá festa,SALVO SE todos quiserem ajudar.
DESDE QUE
Farei um bolo, DESDE QUE você se comporte.
Irei com você, DESDE QUE me espere.
EXCETO SE
Você será descontado, EXCETO SE apresentar uma justificativa.
Conjunções subordinativas adverbiais concessivas
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de contraste e contradição do acontecimento da oração principal:
EMBORA
EMBORA esteja cansada, sairei com vocês.
EMBORA não concorde com os termos, assinarei o contrato.
CONQUANTO
CONQUANTO seja simples, é um homem milionário.
AINDA QUE
AINDA QUE você insista, não mudarei de idéia.
AINDA QUE haja imprevistos, a reunião ocorrerá na hora marcada.
MESMO QUE
Vamos viajar MESMO QUE esteja chovendo.
Ficarei até mais tarde, MESMO QUE esteja cansado.
POSTO QUE
Meu carro continua limpo, POSTO QUE estava chovendo.
Conjunções subordinativas adverbiais comparativas
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma comparação com o acontecimento da oração principal:
COMO
Já não quero ser médico, COMO já não quero ser advogado.
Júlia é estudiosa, COMO sua mãe sempre foi.
ASSIM COMO
Ela é alta, ASSIM COMO o pai.
Cecília é inteligente, ASSIM COMO a mãe.
TAL
Manuela é inteligente TAL sua irmã.
QUAL
Os cães, TAL QUAL os homens, podem participar das competições.
TANTO COMO
Destacou-se TANTO COMO um verdadeiro campeão.
Conjunções subordinativas adverbiais conformativas
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de conformidade em relação ao acontecimento da oração principal:
CONFORME
Tia Joana não prepara as receitas CONFORME minha mãe ensinou.
COMO
Tudo saiu COMO o planejado.
Faça seu planejamento COMO eu ensinei.
SEGUNDO
Os objetivos foram alcançados SEGUNDO foram estabelecidos.
O plano foi executado SEGUNDO as diretrizes da empresa.
Conjunções subordinativas adverbiais proporcionais
São aquelas que introduzem uma oração que apresenta uma ideia de proporcionalidade com o acontecimento da oração principal.
À PROPORÇÃO QUE
À PROPORÇÃO QUE o tempo passa, as pessoas se tornam mais confiantes.
À MEDIDA QUE
À MEDIDA que ela crescia, ficava mais inteligente.
À MEDIDA que pratico, mais confiante eu me torno.
AO PASSO QUE
AO PASSO que todos se conhecem melhor, a equipe se fortalece.
QUANTO MAIS…MAIS
QUANTO MAIS estudo, MAIS aprendo.