A estratégia argumentativa

A ESTRATEGIA ARGUMENTATIVA - A estratégia argumentativa
A estratégia argumentativa é fundamental para a elaboração de textos opinativos ou quando é necessária a defesa do seu ponto de vista. 

 

É fundamental levar em consideração que a maioria dos vestibulares e concursos ainda adota a dissertação argumentativa como base para as suas redações. 

Em função disso, é essencial conhecer as técnicas que facilitem a elaboração desse tipo de texto.

Primeiramente, é importante perceber que um texto argumentativo é muito mais do que apresentar um conjunto de ideias a respeito de algum fato. 
É preciso estabelecer um ponto de vista e defendê-lo com argumentos sólidos e convincentes, apresentando as razões que o levaram a tomar determinada posição. 
Para isso, é necessário entender as estratégias que podem ser utilizadas na sua elaboração.

 

Os tipos de argumentação:

 

Argumentação por exemplificação

O exemplo é um elemento que serve para reforçar a defesa do ponto de vista. Para isso, pode-se utilizar algo que tenha sido divulgado na mídia ou que seja de conhecimento de todos.

 

Exemplos:

“Afinal, nossas urnas eletrônicas são ou não totalmente seguras? Há anos o assunto é motivo de discussões. Nessa semana, de novo. O professor do Instituto de Computação da Universidade de Campinas, Jorge Stolfi, disse em audiência na Câmara Federal que as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições no Brasil não são seguras e permitem fraudes. E mais: que o sistema pode ter interferências para beneficiar um ou outro candidato sem que a fraude seja detectada. Lembrou que vários países –Estados Unidos, Alemanha, Holanda e Inglaterra, entre outros – não utilizam as urnas eletrônicas como no Brasil porque já detectaram que elas não são imunes ao que chamou de “riscos incontornáveis” de fraude. Destacou que a única maneira de fazer com que o sistema seja totalmente seguro é adotar o voto impresso, como maneira complementar para a segurança da votação. O professor afirmou ainda, contrariando técnicos dos TREs e do próprio TSE, que há sérios riscos “de fraudes feitas por pessoas internas ao sistema, que não podem ser detectadas antes, durante ou depois da eleição”.

 

“Em 2013, milhares de manifestantes ocuparam as ruas da capital de São Paulo em reivindicação por melhorias e redução dos preços dos transportes públicos. Nota-se como fatores socioeconômicos também são responsáveis pelos casos. A Revolução Francesa, por exemplo, é considerada o símbolo de “liberdade, igualdade e fraternidade”, visto que mobilizou as camadas sociais infladas da crise econômica no respectivo país. Assim, é evidente que a política externa e interna influenciam na quantidade de manifestações ocorrentes.”

 

Dados estatísticos

Outra forma de defesa do ponto de vista é a apresentação de dados estatísticos que estejam relacionados com os fatos que você deseja comprovar. Isso atribui credibilidade ao seu texto.

 

Exemplos:

“O ministro da Educação, Cristovam Buarque, lança hoje o Mapa da Exclusão Educacional. O estudo do Inep, feito a partir de dados do IBGE e do Censo Educacional do Ministério da Educação, mostra o número de crianças de sete a catorze anos que estão fora das escolas em cada estado. Segundo o mapa, no Brasil, 1,4 milhão de crianças, ou 5,5 % da população nessa faixa etária (sete a catorze anos), para a qual o ensino é obrigatório, não frequentam as salas de aula.

 

O pior índice é do Amazonas: 16,8% das crianças do estado, ou 92,8 mil, estão fora da escola. O melhor, o Distrito Federal, com apenas 2,3% (7 200) de crianças excluídas, seguido por Rio Grande do Sul, com 2,7% (39 mil) e São Paulo, com 3,2% (168,7 mil).”

 

“Mulheres das classes C e D são as que mais creem que Brasil vai melhorar em 2009. De acordo com pesquisa realizada pelo IBOPE, pedido da agência de publicidade SoHo Square, as mulheres das classes C e D são as que mais acreditam que o Brasil não está bem, mas vai melhorar em 2009, com índices de 46% e 44%, respectivamente. Na classe A, o percentual verificado foi de 41%.
Além disso, a pesquisa intitulada “O sonho é maior que o medo “- Panorama sobre o comportamento de compra das mulheres brasileiras” apurou que 41% das mulheres da classe C e 36% da D avaliam que a economia brasileira está sólida, mas vai sofrer o impacto da crise.
Na opinião do presidente da agência que encomendou o estudo, Mauro Motryn, os números mostram que as mulheres de menor poder aquisitivo parecem não quererem acreditar na crise. “Elas estão felizes de finalmente terem entrado no mercado de consumo que até fecham o bolso agora (…) Mas estão esperando muito a volta do crédito no início do ano para poderem continuar comprando.”

 

Argumento de autoridade

Consiste na apresentação da opinião de um especialista na área. Para isso, pode-se utilizar citações (que sempre devem estar entre aspas) ou paráfrases (que mostram as ideias do autor através das nossas palavras). Em ambos os casos, é imprescindível mencionar a fonte, ou seja, de quem são aquelas ideias.

 

Exemplos:

Segundo o sociólogo Michel Foucault: ” nada é político, tudo é politizável, tudo pode tornar-se político.”

 

Frase original de Karl Marx: “A religião é o ópio do povo”

 

Paráfrase: Karl Marx considera que a religião é uma forma de alienação.

 

“A produção científica brasileira subiu de 2006 para 2007 e representa 2,02% de todos os artigos científicos publicados no mundo, mas esse conhecimento ainda não se traduz na prática. Quando se analisa o registro de patentes nos Estados Unidos, o índice brasileiro é próximo a zero.”

 

“O Brasil está muito atrás de outros países que até produzem menos artigos científicos. Dificilmente um país que produz ciência não faz as duas coisas . Todos têm ciência e patentes, mas não é o caso do Brasil”, disse Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes).”

 

Argumento por alusão histórica

Os fatos históricos também podem ser uma fonte valiosa de informações que comprovem as suas teorias. Eles são utilizados, principalmente, quando se deseja comparar algo que ocorreu no passado com algum acontecimento da atualidade que esteja causando grande repercussão.

 

Exemplos:

“Em primeira instância, cabe destacar o panorama histórico-político da segurança pública que influi em seu perfil hodiernamente. Na época do período militar, acentuou-se o esfacelamento de uma sociedade democrática em virtude da doutrina de segurança nacional, uma lógica puramente autoritária de conduta. Os modelos e as ações de segurança pública limitavam-se à contenção social, com o uso da força e de armas para a repressão. Contudo, essa ótica é perceptível no comportamento das ações policiais que são enfatizadas pelo terror e violência. Um exemplo que permite ilustrar isso, foi a ocupação militar da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, marcada pelas guerras entre traficantes e os próprios policiais, ceifando centenas de vidas inocentes no meio do conflito.”

 

Além disso, cabe ressaltar que a intolerância às crenças burla preceitos constitucionais. Nessa perspectiva, a Constituição Brasileira promulgada em 1988, após duas décadas da Ditadura Militar, transformou a visão dos cidadãos perante seus direitos e deveres.Contudo, quase 20 anos depois de sua divulgação, a liberdade de diversos indivíduos continua impraticável. À vista de tal preceito, a intolerância religiosa configura-se uma chaga social que demanda imediata resolução, pois fere a livre expressão individual. Dessa maneira, cabe ao Estado, como gestor dos interesses coletivos, a implementação de delegacias especializadas de combate ao sentimento desrespeitoso e, até mesmo violento, às crenças religiosas.”

 

Argumento por comparação ou confrontação 

Pode ser utilizado quando os dados são analisados e comparados, apresentando suas semelhanças ou diferenças, dependendo do ponto de vista que se pretende defender.

 

Exemplos: 

“Semelhantemente, essas mesmas autoridades possuem interesses financeiros na má alimentação dos brasileiros. Conforme Marx, em um mundo capitalizado, a busca pelo lucro ultrapassa valores éticos e morais. Nesse sentido, as grande empresas alimentícias vendem a imagem dos seus produtos atrelados à felicidade e à realização pessoal, quando, na maioria das vezes, essas mercadorias são responsáveis pela degradação da saúde do consumidor. Ainda, de acordo com dados da UnB, as propagandas dessas indústrias induzem a uma má alimentação e atingem fortemente o público infantil.”

 

“Em relação à violência dos dias atuais, o Brasil age semelhante a uma noiva abandonada no altar: perdida, sem saber para aonde ir, de onde veio e nem para onde quer chegar. E a questão que fica é se essa noiva largada, que são todos os brasileiros, encontrará novamente um parceiro, ou seja, uma nova saída para o problema”.

 

Argumento por raciocínio lógico (ou causa e efeito)

Torna-se importante quando é possível apresentar relações lógicas entre diferentes fatos ou quando se pretende estabelecer uma relação de causa e efeito entre eles.

 

Exemplos:

“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”
Folha de São Paulo.

 

“É importante pontuar, de início, a omissão do meio acadêmico quanto à má alimentação dos jovens. À guisa de Kant, o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele. As escolas brasileiras, entretanto, negligenciam a saúde dos estudantes ao não instruí-los sobre os riscos da obesidade e as formas de preveni-la. Como reflexo de uma população ignorante frente aos hábitos alimentares ideais, 8,4% dos adolescentes são obesos e mais de 30% das crianças apresentam excesso de peso, segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde.

 

 

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