Os pronomes relativos são aqueles que substituem um termo da oração anterior e estabelecem relação entre duas orações.Dessa forma, podem exercer também, a função de conectivos.
Os pronomes relativos podem ser variáveis (o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja, cujas, quanto, quanta, quantos, quantas) ou invariáveis (que, quem, quando, como, onde).
O pronome relativo QUE é um dos mais utilizados na língua portuguesa, sendo conhecido também, como relativo universal. Portanto, é essencial aprofundar um pouco mais os estudos a respeito dele.
Uma das funções do pronome relativo QUE é introduzir orações subordinadas adjetivas.
Exemplos:
O racismo é um sistema QUE afirma a superioridade de um grupo racial sobre outros.
Encontrei aquele garoto QUE você estava procurando hoje .
O pronome relativo QUE também pode exercer diversas funções:
Sujeito:
Exemplos:
Esses são os novos artistas QUE representaram o nosso país.
Os candidatos QUE se prepararam foram bem nos testes.
O homem, QUE é um ser racional, aprende com seus erros.
Premiamos todos os funcionários QUE foram além das expectativas.
Essas são as crianças QUE passaram no teste.
Objeto direto:
Exemplos:
Trouxe a encomenda QUE você pediu na semana passada.
Chegaram as pessoas da empresa QUE convidei para a festa.
Maria do Carmo conheceu um homem QUE era médico.
A menina QUE vi ontem no parque de diversões também estuda na minha escola.
Os trabalhos artesanais QUE faço me dão prazer.
Objeto indireto:
Exemplos:
Eis o material de escritório de QUE preciso.
Aquelas são as apostilas matemática de QUE você precisa.
Os filmes inéditos a QUE nos referimos são italianos.
O remédio de QUE eu preciso custa muito caro.
Estes são os doces portugueses de QUE tanto gosto.
Complemento nominal:
Exemplos:
Essas são as informações confidenciais de QUE ele necessita para a reunião.
São muitas as travessuras de QUE você é capaz.
O filme QUE fizeram na escola foi premiado.
Tenho todas peças QUE comprei guardadas no meu armário.
O livro QUE ganhei do meu irmão é maravilhoso.
Predicativo do sujeito:
Exemplos:
Você é o profissional QUE muitos querem contratar.
Marcos é um advogado QUE se destacou na profissão.
Você é um exemplo QUE muitos querem seguir.
Agente da passiva:
Exemplos:
Essa é a empresa por QUE fui contratado recentemente.
Este é o prêmio por QUE fui homenageado ontem.
Esse é o trabalho por QUE fui reconhecido.
Aquele é o animal por QUE fui atacado.
Este é o objeto por QUE fui atingido.
Adjunto adverbial:
Exemplos:
O evento ocorreu no dia em QUE eles viajaram para a Europa. (adjunto adverbial de tempo).
Essa é a cidade em QUE vivi durante toda a minha infância.(adjunto adverbial de lugar).
Conheceu o shopping QUE foi inaugurado.
Questões:
1. FIUBE-MG
Assinale o item em que não aparece pronome relativo:
a) O que queres não está aqui.
b) Temos que estudar mais.
c) A estrada por que passei é estreita.
d) A prova que faço não é difícil.
e) A festa a que assisti foi ótima.
2. Fuvest
Conheci que (1) Madalena era boa em demasia… A culpa foi desta vida agreste que (2) me deu uma alma agreste. Procuro recordar o que (3) dizíamos. Terá realmente piado a coruja? Será a mesma que (4) piava há dois anos? Esqueço que (5) eles me deixaram e que (6) esta casa está quase deserta.
Nas frases acima o que aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Quais?
a) 1, 2, 4
b) 2, 4, 6
c) 3, 4 , 5
d) 2, 3, 4
e) 2, 3, 5
3. FATEC-SP
Assinale a alternativa que completa corretamente as três frases que seguem:
I. O século …………………………… vivemos tem trazido grandes transformações ao planeta.
II. O ministro reafirma a informação ………………….. o presidente se referiu em seu último pronunciamento.
III. Todos lamentavam a morte do editor …… publicou obras importantes do Modernismo.
a) onde – a que – que
b) onde – a que – cujo
c) em que – que – o cujo
d) em que – a que – que
e) em que – de que – o qual
4. UFV-MG
Assinale a alternativa cuja seqüência completa CORRETAMENTE as frases abaixo:
A lei ……………………. se referiu já foi revogada.
Os problemas …………………….. se lembraram eram muito grandes.
O cargo ………………… aspiras é muito importante.
O filme …………………… gostou foi premiado.
O jogo …………….. assistimos foi movimentado.
a) que, que, que, que, que
b) a que, de que, que, que, a que
c) que, de que, que, de que, que
d) a que, de que, a que, de que, a que
e) a que, que, que, que, a que
5. PUC-PR
Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição.
1. Fez o anúncio ____________________ todos ansiavam.
2. Avise-me ________________ consistirá o concurso.
3. Existe um decreto _______________ devemos obedecer.
4. Foi bom o jogo _________________ assisti.
5. Era nobre o objetivo ________________ visava.
Na ordem, foram empregados:
a) que – em que – ao qual – que – a que
b) que – de que – a quem – que – em que
c) do qual – por que – a que – ao qual – de que
d) pelo qual – de que – cujo – que – que
e) pelo qual – de que – ao qual – a que – a que
6. FATEC
Assinale a alternativa que integra corretamente as frases I, II e II num único período:
I. Havia provas escritas e orais.
II. A prova escrita já dava nervosismo.
III. Da prova oral muitos nunca se recuperaram.
a) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, nas quais muitos nunca se recuperaram.
b) Havia provas escritas, a que já davam nervosismo, e orais, de que muitos nunca se recuperaram.
c) Havia provas escritas, às quais já davam nervosismo, e orais, as quais muitos nunca se recuperaram.
d) Havia provas escritas, que já davam nervosismo, e orais, das quais muitos nunca se recuperaram.
e) Havia provas escritas, em que davam nervosismo, e orais, que muitos nunca se recuperaram.
7. MACKENZIE
Aponte a alternativa que supõe o emprego correto do pronome
relativo nestes períodos:
I. O desafio ____________ me refiro é tão ambicioso quanto os objetivos _________ ______ você visa.
II. As promessas _______________ ela duvidava não eram piores do que os sonhos ___________ ela sempre se lembrava.
III. Já foi terminada a casa ____________ ficaremos alojados, é o lugar ______________ iremos no começo das férias.
IV. O desagradável incidente ______________ você aludiu hoje, à tarde, revela-nos segredos ______ nunca tivemos acesso.
V. Os alunos __________ notas estão aqui devem pedir perdão à professora __________ desobedeceram.
a) I. a que, a que, II. que, que, III. onde, aonde, IV. de que, que, V. dos quais, a quem;
b) I. que, que, II. que, a que, III. aonde, onde, IV. que, de que, V. cujas, que;
c) I. a que, a que, II. de que, de que, III. onde, aonde, IV. a que, a que, V. cujas, a quem;
d) I. que, que, II. de que, que, III. aonde, aonde, IV. a que, aos quais, V. dos quais, que;
e) I. de que, que, II. que, com que, III. aonde, onde, IV. que, a que, V. cujas, a quem;
8. ETF-SP
Em ‘’O casal de índios levou-os à sua aldeia, que estava deserta, onde ofereceu frutas aos seus convidados’’. Temos:
a) Dois pronomes possessivos e dois pronomes pessoais.
b) Um pronome pessoal, um pronome possessivo e dois pronomes relativos.
c) Dois pronomes pessoais e dois pronomes relativos.
d) Um pronome pessoal, um pronome possessivo, um pronome relativo e um pronome interrogativo.
e) Dois pronomes possessivos e dois pronomes relativos.
9. IADES-2019
“Campanha do Dia do Arquiteto e Urbanista terá 100 milhões de telespectadores
O tema da campanha relaciona Arquitetura e Urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde
Para mostrar a toda sociedade brasileira a importância do trabalho do arquiteto e urbanista, o tema da campanha do CAU/BR comemorativa do Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista 2018 (15 de dezembro) é “Arquitetura e Urbanismo fazem diferença. E tornam a vida mais feliz”. A estreia ocorreu em 01 de dezembro com a colocação no ar do hotsite da campanha:www.caubr.gov.br/fazdiferenca. […]
O conceito da campanha busca relacionar Arquitetura e Urbanismo com felicidade, autoestima, bem-estar e saúde.
“Arquitetos e urbanistas são profissionais capazes de interpretar a identidade de cada pessoa e de cada grupo e criar, de acordo com seus desejos e necessidades, o espaço que lhes cabe neste mundo. Cidades, casas, edifícios, lojas, parques e as mais diversas soluções de Arquitetura e Urbanismo que transformam vidas. Soluções que fazem bem para todos”, dizem os anúncios.”
No que tange à classificação do vocábulo “que” na oração “‘Soluções que fazem bem para todos’” (linhas 15 e 16), assinale a alternativa correta.
a) Conjunção coordenativa aditiva
b) Pronome indefinido
c) Pronome relativo
d) Conjunção subordinativa integrante
e) Partícula de realce
10. FUNDATEC-2018
“Por que o brasileiro não tem cultura de planejamento?
Não é de hoje que o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com o SEBRAE, 3 a cada 10 brasileiros adultos está envolvido com uma iniciativa de negócio próprio. Entretanto, o espírito empreendedor muitas vezes esquece-se de que planejar o empreendimento é fundamental.
Guilherme Barbassa, especialista em estratégia empresarial e CEO da Stratec, afirma que pouquíssimas empresas conseguem executar a estratégia de modo a atingir os resultados planejados. “Os gestores se ocupam em fazer a operação e acabam não conseguindo pensar na estratégia. E a implementação de uma prática de gestão requer um esforço inicial significativo para criar um plano e implantar”, diz.
Mas, quais seriam os motivos que levam os empreendedores brasileiros a não desenvolverem uma cultura de planejamento? Vejamos:
Falta de conhecimento: Imagine o seguinte cenário: Jorge, pai de família, mecânico, ficou desempregado. Com o dinheiro recebido do “acerto da empresa”, resolveu abrir sua própria oficina. Ele não tem conhecimento de gestão empresarial, sua expertise é consertar carros.
Ele conserta um carro hoje e sabe que ganhou 200 reais. Outro amanhã, mais 500. E assim por diante. O máximo que ele chega a fazer é um fluxo de caixa básico, anotando as entradas e saídas de dinheiro. Mas o negócio dá tão certo que ele começa a expandir, cresce desordenadamente até que se vê diante da necessidade de profissionalizar-se em gestão, contratar alguém para fazer isso por ele ou simplesmente ficar à mercê do mercado.
A falta de conhecimento é, muitas vezes, uma barreira para que as empresas planejem suas ações, no entanto, não tem sido um fator impeditivo para que as pessoas abram o próprio negócio.
Imediatismo: Sabe aqueles empreendedores que começam um negócio hoje e no mês que vem querem faturar alto? O imediatismo pode também ser um fator contributivo para a falta de cultura de planejamento no Brasil.
De fato, isso não ocorre somente em nosso país. Segundo pesquisa da Mission Facilitators, de 26 mil startups que foram à falência, 67% não tinham um planejamento estratégico estruturado e 86% dos executivos gastam menos de 1 hora por mês em planejamento estratégico. Ou seja, não estamos sozinhos nesta deficiência de visão de longo prazo.
O ideal é que os gestores de empresas dediquem o máximo de tempo possível para o planejamento de ações que contribuam para o atingimento dos objetivos do negócio, delegando as atividades operacionais a outros profissionais. No entanto, como sabemos, nem sempre é possível, devido às limitações de orçamento para contratações.
Falta de objetivos concretos: Boa parte dos empreendedores cria uma empresa por uma única razão: gerar rendimentos, isto é, obter lucro. Com a formalização dos MEIs, ficou ainda mais evidente a característica de subsistência familiar das empresas, em especial as micro e pequenas.
Quando o único objetivo é gerar lucro, perde-se de vista o potencial que a empresa tem para gerar valor para a sociedade, para incrementar a economia e trazer novas soluções para o mercado. E a razão de ser da empresa deixa de existir, ela também deixará de fazer sentido, o que significa que, quando as empresas deixam de dar lucro, elas são fechadas.
Neste sentido, falta ao empresariado brasileiro criar negócios para perseguir uma missão, um propósito. Quando este propósito é estabelecido, o empreendedor lutará com unhas e dentes para atingi-lo e, para tanto, passará a ter uma visão de longo prazo.
Consequentemente, o planejamento virá à tona como a melhor forma de alcançar o que se pretende.
Planejar é traçar o caminho mais curto até seus objetivos, definindo as prioridades do seu empreendimento, o direcionamento das suas ações e o alinhamento necessário para fazer com que seus funcionários também saibam qual é a missão da sua empresa. […]”
Fonte: htpps://exame.abril.com.br/negocios-texto adaptado)
Relativamente ao período: ‘Quando o único objetivo é gerar lucro, perde-se de vista o potencial que a empresa tem para gerar valor para a sociedade, para incrementar a economia e para trazer novas soluções para o mercado.’, afirma-se que:
I. A primeira oração, uma subordinada adverbial, introduz circunstância de tempo ao período.
II. A palavra ‘que’ funciona como pronome relativo, introduzindo uma oração adjetiva restritiva.
III. As três orações iniciadas por ‘para’, devidamente sublinhadas, são classificadas como reduzidas, introduzindo no período circunstância de finalidade, estando as duas últimas coordenadas entre si.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.
Gabarito:
1. B
2. D
3. D
4. D
5. E
6. D
7. C
8. B
9. C
10. E
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