QUESTÕES DO ENEM

Prepare-se para o vestibular com as questões do ENEM.

1. ENEM 2016 

É possível considerar as modalidades esportivas coletivas dentro de uma mesma lógica, pois possuem uma estrutura comum: seis princípios operacionais divididos em dois grupos, o ataque e a defesa. Os três princípios operacionais de ataque são: conservação individual e coletiva da bola, progressão da equipe com a posse da bola em direção ao alvo adversário e finalização da jogada, visando a obtenção de ponto. Os três princípios operacionais da defesa são: recuperação da bola, impedimento do avanço da equipe contrária com a posse da bola e proteção do alvo para impedir a finalização da equipe adversária. 

(DAOLIO, J. Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos – modelo pendular a partir das ideias de Claude Bayer) 

Considerando os princípios expostos no texto, o drible no handebol caracteriza o princípio: 
A) recuperação da bola. 
B) progressão da equipe. 
C) finalização da jogada. 
D) proteção do próprio alvo. 
E) impedimento do avanço adversário.

2. ENEM 2016 

Adoçante 
Quatro gotas do produto contêm 0,04 kcal e equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar. 
Ingredientes – água, sorbitol, edulcorantes (sucralose e acesulfame de potássio); conservadores: benzoato de sódio e ácido benzoico, acidulante ácido cítrico e regulador de acidez citrato de sódio. 
Não contém glúten. 
Informação nutricional – porção de 0,12 mL (4 gotas). 
Não contém quantidade significativa de carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras trans, fibra alimentar e sódio. 
Consumir preferencialmente sob orientação de nutricionista ou médico. 

(Cosmed Indústria de Cosméticos e Medicamentos) 

Esse texto, rótulo de um adoçante, tem como objetivo transmitir ao leitor informações sobre a: 
A) composição nutricional do produto. 
B) necessidade de consultar um especialista antes do uso. 
C) medida exata de cada ingrediente que compõe a fórmula. 
D) quantidade do produto que deve ser consumida diariamente. 
E) correspondência calórica existente entre o adoçante e o açúcar

3. ENEM 2017 

PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem apenas o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado. 

(BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 – adaptado) 

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a: 
A) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados. 
B) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas. 
C) imposição das ideias e posições de grupos específicos. 
D) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra. 
E) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado

4. ENEM 2017 

Sítio Gerimum 
Este é o meu lugar […] 
Meu Gerimum é com g 
Você pode ter estranhado 
Gerimum em abundância 
Aqui era plantado 
E com a letra g 
Meu lugar foi registrado. 

(OLIVEIRA, H. D. Língua Portuguesa, n. 88, fev. 13) 

Nos versos de um menino de 12 anos, o emprego da palavra “Gerimum” grafada com a letra “g” tem por objetivo? 
A) valorizar usos informais caracterizadores da norma nacional. 
B) confirmar o uso da norma-padrão em contexto da linguagem poética. 
C) enfatizar um processo recorrente na transformação da língua portuguesa. 
D) registrar a diversidade étnica e linguística presente no território brasileiro. 
E) reafirmar discursivamente a forte relação do falante com seu lugar de origem. 

5. ENEM 2017 

Romanos usavam redes sociais há dois mil anos, diz livro 

Ao tuitar ou comentar embaixo do post de um de seus vários amigos no Facebook, você provavelmente se sente privilegiado por viver em um tempo na história em que é possível alcançar de forma imediata uma vasta rede de contatos por meio de um simples clique no botão enviar”. Você talvez também reflita sobre como as gerações passadas puderam viver sem mídias sociais, desprovidas da capacidade de verem e serem vistas, de receber, gerar e interagir com uma imensa carga de informações. 

Mas o que você talvez não saiba é que os seres humanos usam ferramentas de interação social há mais de dois mil anos. É o que afirma Tom Standage, autor do livro Writing on the Wall – Social Media, The first 2000 years (Escrevendo no mural — mídias sociais, os primeiros 2 mil anos, em tradução livre). 

Segundo Standage, Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano, teria sido, junto com outros membros da elite romana, precursor do uso de redes sociais. O autor relata como Cícero usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espécie de rede de contatos. Estas pessoas, por sua vez, copiavam seu texto, acrescentavam seus próprios comentários e repassavam adiante. “Hoje temos computadores e banda larga, mas os romanos tinham escravos e escribas que transmitiam suas mensagens”, disse Standage à BBC Brasil. “Membros da elite romana escreviam entre si constantemente, comentando sobre as últimas movimentações políticas e expressando opiniões.” 

Além do papiro, outra plataforma comumente utilizada pelos romanos era uma tábua de cera do tamanho e da forma de um tablet moderno, em que escreviam recados, perguntas ou transmitiam os principais pontos da acta diurna, um “jornal” exposto diariamente no Fórum de Roma. Essa tábua, o “iPad da Roma Antiga”, era levada por um mensageiro até o destinatário, que respondia embaixo da mensagem. 

(NIDECKER, F. Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 7 nov. 2013 – adaptado) 

Na reportagem, há uma comparação entre tecnologias de comunicação antigas e atuais. Quanto ao gênero mensagem, identifica-se como característica que perdura ao longo dos tempos o (a): 
A) imediatismo das respostas. 
B) compartilhamento de informações. 
C) interferência direta de outros no texto original. 
D) recorrência de seu uso entre membros da elite. 
E) perfil social dos envolvidos na troca comunicativa. 

6. ENEM 2018 

“— Famigerado? […] 
— Famigerado é “inóxio”, é “célebre”, “notório”, “notável”… 
— Vosmecê mal não veja em minha grossaria no não entender. Mais me diga: é desaforado? 
É caçoável? É de arrenegar? Farsância? Nome de ofensa? 
— Vilta nenhuma, nenhum doesto. São expressões neutras, de outros usos… 
— Pois… e o que é que é, em fala de pobre, linguagem de em dia de semana? 
— Famigerado? Bem. É: ‘importante”, que merece louvor, respeito… “ 

(ROSA, G. Famigerado. In: Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001) 

Nesse texto, a associação de vocábulos da língua portuguesa a determinados dias da semana remete ao: 
A) Local de origem dos interlocutores. 
B) estado emocional dos interlocutores. 
C) grau de coloquialidade da comunicação. 
D) nível de intimidade entre os interlocutores. 
E) conhecimento compartilhado na comunicação.
 

7. ENEM 2018

Deficientes visuais já podem ir a algumas salas de cinema e teatros para curtir, em maior intensidade, as atrações em cartaz. Quem ajuda na tarefa é o aplicativo Whatscine, recém-chegado ao Brasil e disponível para os sistemas operacionais iOS (Apple) ou Android (Google). Ao ser conectado à rede wi-fi de cinemas e teatros, o app sincroniza um áudio que descreve o que ocorre na tela ou no palco com o espetáculo em andamento: o usuário, então, pode ouvir a narração em seu celular. 

O programa foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Carlos III, em Madri. “Na Espanha, 200 salas de cinema já oferecem o recurso e filmes de grandes estúdios já são exibidos com o recurso do Whatscine!”, diz o brasileiro Luis Mauch, que trouxe a tecnologia para o país. “No Brasil, já fechamos parceria com a São Paulo Companhia de Dança para adaptar os espetáculos deles! Isso já é um avanço. Concorda?” 

(Disponível em: http://veja.abril.com.br. Acesso em: 25 jun. 2014 – adaptado) 
Por ser múltipla e apresentar peculiaridades de acordo com a intenção do emissor, a linguagem apresenta funções diferentes. Nesse fragmento, predomina a função referencial da linguagem, porque há a presença de elementos que: 
A) buscam convencer o leitor, incitando o uso do aplicativo. 
B) definem o aplicativo, revelando o ponto de vista da autora. 
C) evidenciam a subjetividade, explorando a entonação emotiva. 
D) expõem dados sobre o aplicativo, usando linguagem denotativa. 
E) objetivam manter um diálogo com o leitor, recorrendo a uma indagação. 

8. ENEM 2018 

“Aconteceu mais de uma vez: ele me abandonou. Como todos os outros. O quinto. A gente já estava junto há mais de um ano. Parecia que dessa vez seria para sempre. Mas não: ele desapareceu de repente, sem deixar rastro. Quando me dei conta, fiquei horas ligando sem parar -mas só chamava, chamava, e ninguém atendia. 
E então fiz o que precisava ser feito: bloqueei a linha. 
A verdade é que nenhum telefone celular me suporta. Já tentei de todas as marcas e operadoras, apenas para descobrir que eles são todos iguais: na primeira oportunidade, dão no pé. 
Esse último aproveitou que eu estava distraído e não desceu do táxi junto comigo. Ou será que ele já tinha pulado do meu bolso no momento em que eu embarcava no táxi? Tomara que sim. 
Depois de fazer o que me fez, quero mais é que ele tenha ido parar na sarjeta. […1 Se ainda fossem embora do jeito que chegaram, tudo bem. […1 Mas já sei o que vou fazer. No caminho da loja de celulares, vou passar numa papelaria. Pensando bem, nenhuma das minhas agendinhas de papel jamais me abandonou.” 

(FREIRE, R Come, Começar de novo. O Estado do S. Paulo, 24 nov. 2006)

Nesse fragmento, a fim de atrair a atenção do leitor e de estabelecer um fio condutor de sentido, o autor utiliza-se de: 
A) primeira pessoa do singular para imprimir subjetividade ao relato de mais uma desilusão amorosa. 
B) ironia para tratar da relação com os celulares na era de produtos altamente descartáveis. 
C) frases feitas na apresentação de situações amorosas estereotipadas para construir a ambientação do texto. 
D) quebra de expectativa como estratégia argumentativa para ocultar informações. 
E) verbos no tempo pretérito para enfatizar uma aproximação com os fatos abordados ao longo do texto. 

9. ENEM 2018 

Enquanto isso, nos bastidores do universo 
“Você planeja passar um longo tempo em outro país, trabalhando e estudando, mas o universo está preparando a chegada de um amor daqueles de tirar o chão, um amor que fará você jogar fora seu atlas e criar raízes no quintal como se fosse uma figueira. 

Você treina para a maratona mais desafiadora de todas, mas não chegará com as duas pernas intactas na hora da largada, e a primeira perplexidade será esta: a experiência da frustração. 

O universo nunca entrega o que promete. Aliás, ele nunca prometeu nada, você é que escuta vozes. 
No dia em que você pensa que não tem nada a dizer para o analista, faz a revelação mais bombástica dos seus dois anos de terapia. O resultado de um exame de rotina coloca sua rotina de cabeça para baixo. Você não imaginava que iriam tantos amigos à sua festa, e tampouco imaginou que justo sua grande paixão não iria. 

Quando achou que estava bela, não arrasou corações. Quando saiu sem maquiagem e com uma camiseta puída, chamou a atenção. E assim seguem os dias à prova de planejamento e contrariando nossas vontades, pois, por mais que tenhamos ensaiado nossa fala e estejamos preparados para a melhor cena, nos bastidores do universo alguém troca nosso papel de última hora, tornando surpreendente a nossa vida.” 

(MEDEIROS, M. O Globo, 21 jun. 2015) 

Entre as estratégias argumentativas utilizadas para sustentar a tese apresentada nesse fragmento, destaca-se a recorrência de: 
A) estruturas sintáticas semelhantes, para reforçar a velocidade das mudanças da vida. 
B) marcas de interlocução, para aproximar o leitor das experiências vividas pela autora. 
C) formas verbais no presente, para exprimir, reais possibilidades de concretização das ações. 
D) construções de oposição, para enfatizar que as expectativas são afetadas pelo inesperado. 
E) sequências descritivas, para promover a identificação do leitor com as situações apresentadas. 

10. ENEM 2018 

Talvez julguem que isto são voos de imaginação: é possível. Como não dar largas à imaginação, quando a realidade vai tomando proporções quase fantásticas, quando a civilização faz prodígios, quando no nosso próprio país a inteligência, o talento, as artes, o comércio, as grandes ideias, tudo pulula, tudo cresce e se desenvolve? 

Na ordem dos melhoramentos materiais, sobretudo, cada dia fazemos um passo, e em cada passo realizamos uma coisa útil para o engrandecimento do país. 

(ALENCAR, J. Ao correr da pena. Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 ago. 2013) 

No fragmento da crônica de José de Alencar, publicada em 1854, a temática nacionalista constrói-se pelo elogio ao(à): 
A) passado glorioso. 
B) progresso nacional. 
C) inteligência brasileira. 
D) imponência civilizatória. 
E) imaginação exacerbada. 

Gabarito:

1. B
2. A 
3. C 
4. E 
5. B 
6. C 
7. D 
8. C 
9. D 
10.B

Preparando-se para o vestibular? Então conheça o Projeto Aprovação.

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