Questões sobre o Barroco no Brasil

QUESTOES SOBRE O BARROCO - Questões sobre o Barroco no Brasil

Preparando-se para o vestibular? Então teste seus conhecimentos com as questões sobre o Barroco no Brasil.

 

  1. UFMG
    Um dos recursos utilizados pelo Padre Antônio Vieira em seus sermões consiste na “agudeza” – maneira de conduzir o pensamento que aproxima objetos e/ou ideias distantes, diferentes, por meio de um discurso artificioso, que se costuma chamar de “discurso engenhoso.” 

Assinale a alternativa em que, no trecho transcrito

do “sermão da Sexagésima”, o autor utiliza esse recurso:

a) Lede as histórias eclesiásticas, e achá-las-eis todas

cheias de admiráveis efeitos da pregação da palavra de 

Deus. Tanto pecadores convertidos , tanto mudança na vida,

tanto reformação de costumes; os grandes desprezando as

riquezas e vaidades do Mundo; os reis renunciando os

cetros e as coroas; as mocidades e as gentilezas metendo-

se pelos desertos e pelas covas […].

 

b) Miseráveis de nós, e miseráveis de nossos tempos, pois

nele se veio a cumprir a profecia de S. Paulo: […] “virá 

tempo, diz S. Paulo, em que os homens não sofrerão a

doutrina sã.” […] “Mas para seu apetite terão grande número 

de pregadores feitos a montão e sem escolha, os quais não

façam mais que adular-lhes as orelhas.”

 

c) Para um homem se ver a si mesmo são necessárias três 

coisas: olhos, espelho e luz. […] Que coisa é a conversão de 

uma alma, senão entrar um homem dentro de si e ver-se a 

si mesmo? Para esta vista são necessários olhos, é 

necessária luz e é necessário espelho. O pregador concorre 

com o espelho, que é doutrina; Deus concorre com a luz, 

que é graça; o homem concorre com os olhos, que é 

conhecimento.

 

d.) Quando Davi saiu a campo com o gigante, ofereceu-lhe 

Saul as suas armas, mas ele não as quis aceitar. Com as 

armas alheias ninguém pode vencer, ainda que seja Davi. 

As armas de Saul só servem a Saul, e as de Davi a Davi, 

e mais aproveita um cajado e uma funda própria, que a 

espada e a lança alheia.

 

2.UFU
Marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.

1. (    ) Ao afirmar que cantou em sua “lira maldizente” os problemas do Brasil, o poeta refere-se ao instrumento musical, lira, com o qual recitava seus versos.

2. (    ) Ainda que a intenção do poeta seja repetir sua poesia de sátira, de protesto e de denúncia, sua promessa não se cumpre, e ele se restringe à metalinguagem.

3. (    ) Na sátira, a tendência do poeta é usar uma linguagem mais clara com formas métricas mais populares, como é o caso do metro de onze sílabas, empregado neste poema.

4. (    ) Os versos “Não chore, não suspire, e não lamente” e “Não mordem outros não, por não ter dentes” apresentam, respectivamente, expressões de gradação e de metáfora.

 

3. Ufrgs 2016

Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo Antônio aos peixes, de Padre Antônio Vieira.

I. O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes, e não aos homens, estendendo o alcance crítico à conduta dos colonos maranhenses.

II. O Sermão apresenta elogios aos grandes pregadores, através de passagens do Novo Testamento.

III. A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por ter sido o peixe multiplicado por Jesus.

 

Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

 

4. UMCP-SP

O culto do contraste, pessimismo, acumulação de elementos, niilismo temático, tendência para a descrição e preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos, sangrentos e repugnantes, são características do:

a) Barroco
b) Realismo
c) Rococó
d) Naturalismo
e) Romantismo

 

5. FUVEST-SP

“Nasce o Sol, e não dura mais que um dia.
Depois da luz, se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.”

Na estrofe acima, de um soneto de Gregório de Matos Guerra, a principal característica do Barroco é:

a) culto da Natureza
b) a utilização de rimas alternadas
c) a forte presença de antíteses
d) culto do amor cortês
e) uso de aliterações

 

6.FUVEST-SP

O bifrontismo do homem, santo e pecador; o impulso pessoal prevalecendo sobre normas ditadas por modelos; o culto do contraste; a riqueza de pormenores – são traços constantes da:

a) composição poética parnasiana
b) poesia simbolista
c) produção poética arcádica de inspiração bucólica
d) poesia barroca
e) poesia condoreirista

 

7.PUC-SP

“Que falta nesta cidade? Verdade.
Que mais por sua desonra? Honra.
Falta mais que se lhe ponha? Vergonha.
O demo a viver se exponha,
Por mais que a fama a exalta,
Numa cidade onde falta
Verdade, honra, vergonha.”

Pode-se reconhecer nos versos acima, de Gregório de Matos:

a) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço de uma crítica, em tom de sátira, do perfil moral da cidade da Bahia.

b) caráter de jogo verbal próprio da poesia religiosa do século XVI, sustentando piedosa lamentação pela falta de fé do gentio.

c) estilo pedagógico da poesia neoclássica, por meio da qual o poeta se investe das funções de um autêntico moralizador.

d) caráter de jogo verbal próprio do estilo barroco, a serviço da expressão lírica do arrependimento do poeta pecador.

e) estilo pedagógico da poesia neoclássica, sustentando em tom lírico as reflexões do poeta sobre o perfil moral da cidade da Bahia.

 

8. FUVEST-SP
“Entre os semeadores do Evangelho há uns que saem a semear, há outros que semeiam sem sair. Os que saem a semear são os que vão pregar à Índia, à China, ao Japão; os que semeiam sem sair são os que se contentam com pregar na pátria. Todos terão sua razão, mas tudo tem sua
conta. Aos que têm a seara em casa, pagar-lhes-ão a semeadura; aos que vão buscar a seara tão longe, hão-lhes de medir a semeadura, e hão-lhes de contar os passos. Ah! dia do juízo! Ah! pregadores! Os de cá, achar-vos-ei com mais paço; os de lá, com mais passos…”

Essa passagem é representativa de uma das tendências estéticas típicas da prosa seiscentista, a saber:

a) Sebastianismo, isto é, a celebração do mito da volta de D.Sebastião, rei de Portugal, morto na batalha de Alcácer-Quibir.

b) a busca do exotismo e da aventura ultramarina, presentes nas crônicas e narrativas de viagem.

c) a exaltação do heróico e do épico, por meio das metáforas grandiloqüentes da epopéia.

d) lirismo trovadoresco, caracterizado por figuras de estilo passionais e místicas.

e) Conceptismo, caracterizado pela utilização constante dos recursos da dialética

 

9. FUVEST-SP

A respeito do Padre Antônio Vieira, pode-se afirmar:

a) Embora vivesse no Brasil, por sua formação lusitana não se ocupou de problemas locais.

b) Procurava adequar os textos bíblicos às realidades de que tratava.

c) Dada sua espiritualidade, demonstrava desinteresse por assuntos mundanos.

d) Em função de seu zelo para com Deus, utilizava-o para justificar todos os acontecimentos políticos e sociais.

e) Mostrou-se tímido diante dos interesses dos poderosos

 

10.UFRN
A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na  literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d) poesia confessional e autos religiosos.

e) poesia lírica e teatro de costumes.

 

Gabarito:  😀 

Questão 1 – C

Questão 2 – F-F-F-V

Questão 3 – A

Questão 4 – A

Questão 5 – C

Questão 6 – D

Questão 7 – A

Questão 8 – D

Questão 9 – B

Questão 10 – C

O Barroco no Brasil

 

 

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