O gênero textual Carta do Leitor

o gênero textual carta do leitor

O que é a carta do leitor?

carta do leitor é um tipo de carta que é veiculada em jornais e revistas, onde os leitores podem apresentar suas opiniões a respeito de um determinado assunto.

Esse gênero textual possui uma função importante para os meios de comunicação, porque  mostra uma resposta de seus leitores.

Esse espaço reservado aos leitores é uma forma de comunicação, pois eles podem interagir com o jornal ou revista, expondo assim, seu ponto de vista sobre uma notícia, reportagem, pesquisa ou qualquer outro assunto atual que tenha sido publicado.

Dessa forma, as opiniões, sugestões, críticas, perguntas, elogios e reclamações dos leitores são publicadas e podem ser visualizadas por qualquer pessoa.

Outro ponto importante é que  o leitor pode sugerir algum tema a ser abordado, se tornando assim,  uma importante ferramenta de produção de pauta para esses veículos de comunicação.

 

Principais características da carta do leitor

Textos curtos e escritos em 1.ª pessoa;

Temas atuais e subjetivos;

Linguagem simples, clara e objetiva;

Presença de um destinatário e um  remetente;

Texto expositivo e também argumentativo.

Estrutura da carta do leitor

Assim como todas as cartas, esse gênero textual  possui um remetente, que é um emissor ou locutor e um destinatário, que é o receptor ou interlocutor.

Antes de ser publicada, a carta  passa pela equipe de revisão do meio de comunicação em que está sendo veiculada. Essa equipe  adaptará o texto e corrigirá possíveis erros.

A carta do leitor não apresenta um modelo específico e  é uma pequena seção do jornal ou revista. Ela  pode ser publicada na íntegra, ou apenas alguns trechos relevantes.

Como será publicada, as expressões vulgares ou posições preconceituosas não devem ser escritas.

Além disso, quem escreve a carta  deve evitar expressões populares, gírias e vícios de linguagem,  tendo o cuidado para que o  seu texto apresente uma linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua.

Por outro lado, a linguagem pode ser mais descontraída quando se tratar de uma revista para adolescentes.

Geralmente as cartas dos leitores não seguem uma estrutura padrão, mas  devem apresentar alguns elementos básicos:

  • Vocativo: aparece o nome da revista ou do jornal, podendo ser acompanhada de local e data (o cabeçalho).
  • Introdução: trecho curto que aborda o assunto que será apresentado e desenvolvido pelo leitor.
  • Desenvolvimento: ponto de desenvolvimento da argumentação do leitor sobre o assunto.
  • Conclusão: o leitor finaliza suas ideias, e pode incluir uma sugestão para o  tema
  • Despedida: representa as saudações finais do leitor. Alguns exemplos são: atenciosamente, cordialmente, abraços.
  • Assinatura: local onde o leitor assina seu nome, que também  pode aparecer em forma de sigla, por exemplo, Ana Maria Pereira (A.M.P.)

Exemplos de carta do leitor

Exemplo de carta com linguagem formal:

Recife, 04 de janeiro de 2018.

Caros Editores da Revista Viajar,

Primeiramente, gostaria de agradecer a matéria publicada no mês de dezembro intitulada “Lugares incríveis para conhecer” pela riqueza de detalhes do local e beleza das fotos.

Ao ler a matéria, elaborei uma longa lista dos locais que me despertaram  o interesse em  conhecer, já  que sou historiador e um viajante estudioso de diversos assuntos.

Sendo assim, apresento uma sugestão para a próxima edição,  a inclusão de uma matéria sobre  São João Del Rei. Trabalhei ali durante três  anos de minha vida e pude contemplar belezas históricas do lugar.  Parabéns pelo belo trabalho de toda a equipe!

Grato pela atenção!

Manuel Santana dos Reis.

Exemplo 2 – Carta do leitor com linguagem informal

São Paulo, 11 de setembro de 2019.

Olá Galera  da Revista Teens,

Meu nome é Graziela  e tenho 15 anos. Adorei a matéria sobre o primeiro dia de aula no Ensino Médio e gostaria de sugerir uma nova matéria sobre as  amizades nas redes sociais na adolescência. Sou super  fã da revista, compro sempre!!!

Além dessas matérias que são muito importantes na adolescência, também gosto da seção de modas e tendências.  E penso que seria legal a revista  ter um espaço para a reciclagem  e reaproveitamento de artigos de moda. Eu e minhas amigas temos  feito algumas adaptações nas roupas e acessórios que temos  no guarda-roupa e isso tem sido incrível!

Beijos e até a próxima!

Graziela Martins de Almeida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

2613620148365