Os gêneros literários são a divisão de categorias dos textos literários, classificados de acordo com a forma e o conteúdo.
Gênero lírico
A lírica clássica – assim chamada por ser uma produção literária acompanhada por instrumentos musicais gregos, como a lira – poderia ser comparada ao que hoje conhecemos como poesia. É a “palavra cantada.”
É possível afirmar que os poemas líricos são os que expressam os sentimentos do poeta.
O Gênero lírico apresenta textos em versos por meio de uma linguagem poética e sentimental, onde há predominância da subjetividade do eu-lírico em primeira pessoa.
Alguns textos líricos:
Soneto
Poesia
Ode
Hino
Sátira
Gênero Épico
O gênero épico representa a mais antiga das manifestações literárias e inclui as narrativas histórico-literárias de grandes acontecimentos, com a presença de temas terrenos, mitológicos e lendários.
É importante observar que o termo “épico” vem da palavra “epopeia”, que do grego (“épos”) simboliza a narrativa em versos de fatos grandiosos focados na imagem de um herói ou de um povo.
Os elementos essenciais das narrativas épicas são: narrador (quem narra a história), enredo (sucessão dos fatos), personagens (principais e secundárias), tempo (momento dos fatos) e espaço (local dos episódios).
Alguns textos épicos:
Epopeia
Romance
Conto
Novela
Cônica
Fábula
Gênero Dramático
O gênero dramático está relacionado à literatura teatral em prosa ou em verso, que é feita para ser apresentada e encenada. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.
Sendo assim, o diálogo é um recurso muito utilizado.
Os elementos essenciais dos textos literários dramáticos são: o autor, o texto e o público.
Textos dramáticos:
Tragédia
Comédia
Tragicomédia
Farsa
Gostou do artigo? Então, leia também O Trovadorismo