ENEM – Questões sobre as estratégias argumentativas

ENEM QUESTOES SOBRE AS ESTRATEGIAS ARGUMENTATIVAS - ENEM - Questões sobre as estratégias argumentativas

Hora de testar seus conhecimentos sobre as estratégias argumentativas.

  1. ENEM 2014

Censura moralista

Há tempos que a leitura está em pauta. E, diz-se, em crise. Comenta-se esta crise, por exemplo, apontando a precariedade das práticas de leitura, lamentando a falta de familiaridade dos jovens com livros, reclamando da falta de bibliotecas em tantos municípios, do preço dos livros em livrarias, num nunca acabar de problemas e de carências. Mas, de um tempo para cá, pesquisas acadêmicas vêm dizendo que talvez não seja exatamente assim, que brasileiros leem, sim, só que leem livros que as pesquisas tradicionais não levam em conta. E, também de um tempo para cá, políticas educacionais têm tomado a peito investir em livros e em leitura.

LAJOLO, M. Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 2 dez. 2013 (fragmento).

Os falantes, nos textos que produzem, sejam orais ou escritos, posicionam-se frente a assuntos que geram consenso ou despertam polêmica. No texto, a autora

a) ressalta a importância de os professores incentivarem os jovens às práticas de leitura.

b) critica pesquisas tradicionais que atribuem a falta de leitura à precariedade de bibliotecas.

c) rebate a ideia de que as políticas educacionais são eficazes no combate à crise de leitura.

d) questiona a existência de uma crise de leitura com base nos dados de pesquisas acadêmicas.

e) atribui a crise da leitura à falta de incentivos e ao desinteresse dos jovens por livros de qualidade.

  1. ENEM 2015

Não adianta isolar o fumante

Se quiser mesmo combater o fumo, o governo precisa ir além das restrições. É preciso apoiar quem quer largar o cigarro.

Ao apoiar uma medida provisória para combater o fumo em locais públicos nos 27 estados brasileiros, o Senado reafirmou um valor fundamental: a defesa da saúde e da vida.

Em pelo menos um aspecto a MP 540/2011 é ainda mais rigorosa que as medidas em vigor em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Paraná, estados que até agora adotaram as legislações mais duras contra o tabagismo. Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados, incluindo até tabacarias, onde o fumo era autorizado sob determinadas condições.

Uma das principais medidas atinge o fumante no bolso. O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros. O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%. Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido. Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.

A visão fundamental da MP está correta. Sabe-se, há muito, que o tabaco faz mal à saúde. É razoável, portanto, que o Estado aja em nome da saúde pública.

Época, 28 nov. 2011 (adaptado).

O autor do texto analisa a aprovação da MP 540/2011 pelo Senado, deixando clara a sua opinião sobre o tema. O trecho que apresenta uma avaliação pessoal do autor como uma estratégia de persuasão do leitor é:

a) “Ela proíbe os fumódromos em 100% dos locais fechados”.

b) “O governo fica autorizado a fixar um novo preço para o maço de cigarros.’’

c) “O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será elevado em 300%.”

d) “Somando uma coisa e outra, o sabor de fumar se tornará muito mais ácido.”

e) “Deverá subir 20% em 2012 e 55% em 2013.”

  1. ENEM 2017

PROPAGANDA — O exame dos textos e mensagens de Propaganda revela que ela apresenta posições parciais, que refletem o pensamento de uma minoria, como se exprimissem, em vez disso, a convicção de uma população; trata-se, no fundo, de convencer o ouvinte ou o leitor de que, em termos de opinião, está fora do caminho certo, e de induzi-lo a aderir às teses que lhes são apresentadas, por um mecanismo bem conhecido da psicologia social, o do conformismo induzido por pressões do grupo sobre o indivíduo isolado.

BOBBIO , N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de política. Brasília: UnB, 1998 (adaptado).

De acordo com o texto, as estratégias argumentativas e o uso da linguagem na produção da propaganda favorecem a

a) reflexão da sociedade sobre os produtos anunciados.

b) difusão do pensamento e das preferências das grandes massas.

c) imposição das ideias e posições de grupos específicos.

d) decisão consciente do consumidor a respeito de sua compra.

e) identificação dos interesses do responsável pelo produto divulgado

4.ENEM 2018

Na sociologia e na literatura, o brasileiro foi por vezes tratado como cordial e hospitaleiro, mas não é isso o que acontece nas redes sociais: a democracia racial apregoada por Gilberto Freyre passa ao largo do que acontece diariamente nas comunidades virtuais do país. Levantamento inédito realizado pelo projeto Comunica que Muda […] mostra em números a intolerância do internauta tupiniquim. Entre abril e junho, um algoritmo vasculhou plataformas […] atrás de mensagens e textos sobre temas sensíveis, como racismo, posicionamento político e homofobia. Foram identificadas 393 284 menções, sendo 84% delas com abordagem negativa, de exposição do preconceito e da discriminação.

Disponível em: https://oglobo.globo.com. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).

Ao abordar a postura do internauta brasileiro mapeada por meio de uma pesquisa em plataformas virtuais, o texto

a) minimiza o alcance da comunicação digital.

b) refuta ideias preconcebidas sobre o brasileiro.

c) relativiza responsabilidades sobre a noção de respeito.

d) exemplifica conceitos contidos na literatura e na sociologia.

e) expõe a ineficácia dos estudos para alterar tal comportamento.

5.ENEM 2019

Um amor desse

Era 24 horas lado a lado

Um radar na pele, aquele sentimento alucinado

Coração batia acelerado

Bastava um olhar pra eu entender

Que era hora de me entregar pra você

Palavras não faziam falta mais

Ah, só de lembrar do seu perfume

Que arrepio, que calafrio

Que o meu corpo sente

Nem que eu queira, eu te apago da minha mente

Ah, esse amor

Deixou marcas no meu corpo

Ah, esse amor

Só de pensar, eu grito, eu quase morro

AZEVEDO, N.; LEÃO, W.; QUADROS, R. Coração pede socorro. Rio de Janeiro: Som Livre, 2018 (fragmento).

Essa letra de canção foi composta especialmente para uma campanha de combate à violência contra as mulheres, buscando conscientizá-las acerca do limite entre relacionamento amoroso e relacionamento abusivo. Para tanto, a estratégia empregada na letra é a

a) revelação da submissão da mulher à situação de violência, que muitas vezes a leva à morte.

b) ênfase na necessidade de se ouvirem os apelos da mulher agredida, que continuamente pede socorro.

c) exploração de situação de duplo sentido, que mostra que atos de dominação e violência não configuram amor.

d) divulgação da importância de denunciar a violência doméstica, que atinge um grande número de mulheres no país.

e) naturalização de situações opressivas, que fazem parte da vida de mulheres que vivem em uma sociedade patriarcal.

Gabarito:

  1. D
  2. D
  3. C
  4. B
  5. C

Preparando-se para o vestibular? Então, conheça o Projeto Aprovação.

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